BLOG

O Dilema do Legislativo

Estamos em ano eleitoral, e é muito importante não deixar somente para o final do ano a análise de possíveis bons candidatos para ocupar uma cadeira no legislativo. Os motivos são vários, mas podemos nos apegar ao fato de que você pode incentivar boas pessoas a participarem do pleito, você pode divulgar o nome dos bons candidatos e você também terá tempo para escolher de maneira mais criteriosa para quem vai o seu voto.

O dilema que esse texto apresenta é o de que um vereador precisa estar atento a tudo, mas provavelmente será eleito por somente uma pauta. Então você precisa encontrar um candidato que seja um especialista em uma área, mas que tenha capacidade de navegar pelos mais diversos campos do conhecimento, ao mesmo tempo em que mantém uma postura coerente e humilde para recorrer a uma equipe de especialistas quando o assunto fugir àquilo que ele se considera preparado para responder ou deliberar.

Portanto, precisamos de uma pessoa com vasto conhecimento, mas que tenha investido parte do seu capital intelectual em certos campos do conhecimento e, ao mesmo tempo, seja alguém experimentado na gestão de recursos humanos. Essas eleições terão pontos convergentes e divergentes relativos aos pleitos anteriores, porém, dificilmente teremos tempo para alertar a todos acerca do problema do vereador de pauta única. Entretanto, podemos alcançar mais pessoas se fizermos nossa parte desde já. Uma câmara que não se entrega aos bordões e nem engana com jargões. Muitas vezes o dilema some quando procuramos atentamente as respostas.